Úrsula contribui com podcast sobre permanência estudantil

Publicamos na revista Úrsula, em 28 de maio, um depoimento da historiadora Karine Arruda tratando das dificuldades dos alunos mais pobres frente à universidade. Transporte e outros custos da vida universitária, conciliar trabalho e estudo, problemas em casa, convívio na faculdade — temas cruciais quando falamos de permanência estudantil.

A repercussão do texto atingiu a doutoranda em Desenvolvimento Econômico Ana Paula Salviatti, que acabou entrevistando Karine para o podcast Kanal Marx. O episódio reúne, além dessa fala, uma série de outros testemunhos a respeito das barreiras de classe no ensino universitário. Ouça abaixo, no Soundcloud, ou pelo Youtube.

Pertinente: entre 2011 e 2014, os alunos de filosofia da USP produzíamos um jornal, o Discurso Sem Método, que também se debruçou sobre o tema da permanência estudantil, com um artigo de Lucas Souza:

 

 

 

 

Duanne Ribeiro é jornalista, escritor e pesquisador em ciência da informação e filosofia. Em jornalismo, formou-se pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). É mestre em Ciência da Informação — com a dissertação “A Criatividade do Excesso – Historicidade, Conceito e Produtividade da Sobrecarga de Informação” —, bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo e especializado em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), ligado à USP. Publicou, pela editora Patuá, o romance As Esferas do Dragão (2019). É analista de comunicação para o Itaú Cultural e editor da revista Úrsula.
Post criado 287

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo