“Só porque tem uns trocadinhos, pensa que é alguma coisa. Só porque tem umas moedas, pensa que é melhor que a gente. Mandando eu me lascar. Mas eu não me lasco não, que meu Deus me cuida.” A senhorinha vem manquejando na direção do ponto de ônibus, apoiando-se em uma bengala de quatro pontas, uma das pernas enfaixada. Usa uma camiseta amarela desbotada e saia até os tornozelos; carrega duas sacolas, pára sob o abrigo e se põe a procurar algo em uma delas. “Só porque tem uns trocadinhos no Bradesco pensa que é alguma coisa.” Puxa um resma de folhetos retangulares com citações da Bíblia. “Quer a palavra do Senhor?”, ela me diz, eu aceito por educação; ela passa ao próximo expectante, uma moça sentada no banco de madeira. “Quando o diabo manda dos seus é difícil, né? Ela mandou eu me lascar. Só porque tem uns trocadinhos, acha que é melhor que a gente.” Entrega o folheto e segue a um idoso também na fila. “Quer a palavra do Senhor?” Devagar, continua falando, “eu trabalhei 35 anos. Agora a perna inflamou”, purgando e pregando, “todo mundo é igual, a Dilma é igual, a Dilma teve na cadeia, teve na presidência.” Há nessa frase uma profunda compreensão ética: a igualdade é que nada está garantido e que todos somos frágeis. Cristã verdadeira.
Cristã Verdadeira
Related Posts
Morte e (Nova) Vida do MinC: um balanço da gestão Bolsonaro e o futuro da pasta
Coautor do livro "O Fim do Ministério da Cultura", Lincoln Spada comenta o que podemos esperar da era Margareth Menezes.
Na sala de aula da professora Ionete
Antes de se tornar a rainha do carimbó, Dona Onete atuou na educação. Dois estudantes contam como era tê-la como professora
Dias Gomes no grande palco da literatura fantástica
O pesquisador Alysson Siffert explica os diversos conceitos de literatura fantástica, comenta seu potencial de desvelamento do real e inclui o dramaturgo Dias Gomes nesse contexto
Duanne Ribeiro é jornalista formado pela Universidade Santa Cecília, doutorando e mestre em ciência da informação e graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc), um núcleo da USP. Como escritor, publicou o romance As Esferas do Dragão (2019), pela editora Patuá. Tem o livro de poesia *ker- no prelo.
Jornalismo
- Morte e (Nova) Vida do MinC: um balanço da gestão Bolsonaro e o futuro da pasta
- Na sala de aula da professora Ionete
- Dias Gomes no grande palco da literatura fantástica
- Paulo Autran acordava Paulo Autran
- Peter Adamson: “Não consigo levar a sério quando dizem que história da filosofia é desinteressante”
Ciência da Informação
- O Ponto de Vista Cognitivo sobre a Informação
- A História Não se Completa
- Aspectos Semânticos da Informação
- A Teoria Matemática da Informação
- A Informação da Antiguidade à Idade Moderna
Filosofia
- Guimarães e Foucault anunciam o perigo
- Ensaio, moda e crítica: três elementos da obra de Gilda de Mello e Souza
- Assum Preto, Me Responde?
- De quantos modos um menino queima?
- Foucault e o Pensamento Sobre Si
Literatura
- “Você encontrou seu caminho”, disse ChatGPT ao tatu
- Ponte das Almas
- chatGPT 7/2/2023
- Thays Ishikawa: De encontro à morte, precisamos mergulhar dentro de nós
- Thiago Rosenberg: Um luto que concebe a aventura