Metajornalismo

Como fazer um jornal de bairro?

Há algum tempo, o telejornalista global Flávio Fachel, prêmio Esso de 2001, postou no seu twitter 11 dicas para quem quisesse fazer um jornal de bairro. São conselhos que ele tirou da própria experiência: logo depois de formado, implementou um projeto desses e conseguiu uma boa renda. Republico a “receita”, como ele chamou, pela utilidade que pode ter pra todo mundo.
Não encontrei muitas matérias de Fachel fáceis de assistir na internet, mas achei uma série que parece interessante: um conjunto de reportagens sobre os evangélicos no Brasil, sua presença, sua atividade filantrópica, as características de cada tendência religiosa. Também uma matéria sobre como são feitas as negociações entre traficantes e grandes vendedores de armas. Infelizmente, não achei as que receberam o prêmio Esso. De todo modo, seguem os conselhos do repórter:

Receita de bolo pra fazer o seu jornal:

1) Defina a linha editorial e o público (sobre o que você vai falar e para quem).

2) Organize a pauta para a edição zero.

3) Faça as matérias, tire as fotos, crie o projeto gráfico, editore e faça uma cópia na gráfica expressa da esquina.

4) Depois, defina a tiragem e faça o orçamento da impressão e distribuição do jornal.

5) Com o orçamento claro, veja quanto você precisará para manter o jornal funcionando por três meses.

6) Calcule, então, o preço dos anúncios de modo que no máximo 1/3 do espaço total do jornal pague o custo mensal de produção

7) Com o preço definidos, mostre o projeto para as principais lojas comerciais da região que tem seu foco de venda nos moradores locais.

8) Não, você não vai bancar a produção do jornal com matérias pagas e nem com dinheiro do condomínio. Seja independente.

9) Feche contratos de veiculação de no mínimo três meses de duração, para garantir esse período de sobrevivência para o jornal.

10) Só depois de cobrir o custo de três meses de produção, lance a primeira edição do jornal.

11) A partir daí, tenha um setor exclusivo para venda de anúncios, um para produção das matérias e outro para distribuição.”

68 comentários sobre “Como fazer um jornal de bairro?

  1. oi. que bom que encontrei, trabalho com jovens numa associaçao de moradores do bairro, e estamos com essa ideia de montar um jornal, mas da vila, para poucas pessoas. os alunos estao super interessados. temos a ideia de expor no jornal, o que rola na associaçao, as festas, os cursos, os projetos, anuncios de mercado e loja, casas para alugar e vender, essas coisas assim. sera que posso usar esse metodo essa receita? é preciso um jornalista, o que nao pode acontecer? vc tem mais dicas prara me ajudar? meu emai rafa_ela.chaves@hotmail.com
    muito obrigado

  2. queria lançar um jornal no meu bairro. Gostaria de saber quais os requisitos necessários, tipo preciso de um jornalista? e de CNPJ? Qual a diferença de jornal de bairro para um informativo? Serei grata imensamente grata por todas as informações sobre o assunto.
    clubededatas@gmail.com

  3. Boa tarde amigo, Estou no projeto de lançar um jornal de bairro com foco nos acontecimentos do bairro e fazer renda com os anúncios, tenho as mesmas dúvidas acima, é preciso cnpj? editor responsável? Algum jornalista formado? Encarecidamente aguardo resposta
    phernandorodri@hotmail.com

  4. Caro Duanne, tenho as mesmas dúvidas dos colegas acima, se possível envie um e-mail respondendo as dúvidas.
    Se alguém recebeu alguma resposta do postador do artigo, solicito se possível enviar para o meu e-mail. jcnicolich@yahoo.com.br , mencionando o assunto do título, pois não devemos abrir qualquer e-mail, ok. Um abraço a todos.

  5. olá, primeiramente agradeço as dicas…preciosas por sinal!
    Queria tirar algumas dúvidas com vc…Se vc puder, claro!
    Gostaria de saber se é necessário ser jornalista pra criar um jornal…cnpj é preciso né, afinal emitirei n.f para as empresas que farei a propaganda…
    Por ex. gostaria de fazer um jornal pra região central de minha cidade, mas ñ sei se inicio a distribuição no centro ou nos bairros adjacentes…o que vc me aconselharia….
    Aguardo e-mail :quellicb@gmail.com
    Muito obrigada, Deus abençoe vc!

  6. bom dia tanbem to com essa duvida.. sou lider comunitario de uma comunidade da zs. meu sonho e montar um jorlalzinho informativo pra ta informando tudo que faço na comunidade assim como os eventos .. eu preciso de um jornalista .ou cnpj sei la quero informaçoés concreta a desde de ja quero a gradecer as informaçoés..favor mandar para fiuzajesus@hotmail.com

  7. Olá Duanne! Muito legal esta sua iniciativa, o mundo caminha melhor quando nos ajudamos. Parabéns!

    Tenho interesse em iniciar um Jornal Alternativo de distribuição gratuita na cidade que moro. Estou escrevendo as matérias que serão publicadas.

    Duanne, gostaria de ter mais informações sobre
    a necessidade de ter um Jornalista Responsável ou eu mesma posso me responsabilizar, embora não sou Jornalista. Bem, e se tiver mais detalhes sobre jornalzinhos ficarei feliz em receber.

    Meu email é: irenemalvina@yahoo.com.br

    Agradeço por sua ajuda!
    Um abraço,
    Irene Malvina

  8. Olá Duanne.
    Estou no projeto de lançar um jornal de bairro com foco em mensagens, piadas, etc, nada de noticias diarias e fazer renda com os anúncios, tenho as mesmas dúvidas acima, é preciso cnpj? editor responsável? Algum jornalista formado? Por favor, aguardo resposta com mais detalhes sobre o assunto.
    Obrigado.
    Paulo dos Santos
    Campo Limpo Paulista
    tudodebom01@superig.com.br

  9. Caro amigo, tenho interesse em montar um jornal de bairro em uma associação de moradores e pretendo ensinar aos jovens a captar as informações, tenho as mesmas dúvidas acima citadas pelos colegas de sonho. Você poderia me mandar um e-mail me dando as instruções e sanando as minhas dúvidas?
    e-mail: roomullo@gmail.com

  10. Olá bom dia!!! Tenho as mesmas dúvidas do pessoal. Sou jornalista e quero fazer um jornal de bairro para poder ganhar um extra. Como sou jornalista tenho registro, mas e CNPJ precisa?

    Tens ideia de quanto é o orçamento inicial, pelo menos uma noção?

    Podem me mandar um e-mail? Agradeço!

    carolinambsf@gmail.com

  11. Boa noite!. Encontrei esse post agora e pretendo abrir um jornal impresso aqui numa cidade do interior do Maranhão e estou com as mesmas dúvidas,preciso de CNPJ, Alvará de Funcionamento expedido pela Prefeitura?Sou formada em Jornalismo, tenho DRT, mas estou com algumas complicações para abrir um jornal local de interesse público. Meu email: angelabarros.jor@gmail.com Aguardo.

  12. olá gostaria de saber se para montar um jornal de de circulçao na cidade precisso de um jornalista profissional e de CNPJ e o custo no caso para imprimir em uma crafica

  13. Bom dia, estou com um projeto de abrir um jornal também, porém ele é diário, pois minha cidade ainda não conta com este serviço, então é um nicho de mercado, inovação… por isso acredito que muitas pessoas irão querer derruba-lo… já viu, os jornais de tradição não gostarão da novidade… então preciso ser cauteloso para que tudo ocorra bem… minha dúvida como a da maioria das pessoas acima é em relação ao jornalista responsável? É preciso mesmo? E o CNPJ? Preciso abrir uma firma convencional ou poso abir como Micro Empreendedor Individual? Preciso editor responsável?
    Por favor, na medida do possível me envie um e-mail, já estou quase terminando a estrutura gráfica do jornal, preciso de esclarecimento destas dúvidas.
    E-mail: diariodeitapetininga@live.com

    Obrigado pela atenção!

  14. olá, primeiramente agradeço as dicas…preciosas por sinal!
    Queria tirar algumas dúvidas com vc…Se vc puder, claro!
    Gostaria de saber se é necessário ser jornalista pra criar um jornal…sou formada em publicidade e propaganda . cnpj é preciso ? né, afinal emitirei n.f para as empresas que farei a propaganda…
    Por ex. gostaria de fazer um jornal em meu bairro , o que vc me aconselharia….
    Aguardo e-mail :ondinabarboza@bol.com.br
    20 de novembro de 2013.

  15. Bom dia. Tenho as mesmas dúvidas de todos os outros. Vc. já deve estar de cheio de respondê-la, mas, realmente, não consegui resposta em qq outro lugar. Pretendemos lançar um jornal de distribuição gratuita na cidade, com notícias sobre a cidade, política, cultura, etc. O responsável é formado em comunicação social, e está aguardando o registro no MTB, demora cerca de 90 dias para chegar. É necessário editor e jornalista responsável, registro etc., para publicar esse jornal?

  16. Boa tarde,faço parte de um jornal informativo(virtual)gostaria de começar a fazer publicações"físicas" tenho as mesmas duvidas que todos citaram nos comentários anteriores,é necessário cnpj,um jornalista,e se possível uma dica uma gráfica que tenha um preço mais em conta,
    Fico no aguardo
    Grato
    Bruno

  17. Pq não sanar as duvidas em uma modo geral?
    Vejo que 99% tem as mesmas perguntas…
    Não teria necessidade de tantas perguntas e as perguntas serem cansativas a terem respostas!
    #negativaconstrutiva

  18. Olá Duanne tenho uma duvida semelhante a alguns, gostaria de saber se para eu criar um jornal de anúncios de bairro eu tenho que obrigatoriamente colocar matérias jornalísticas, e se a resposta for sim ou não onde eu encontro essa lei ou decreto, muito obrigado.

  19. Olá, Duanne Ribeiro!

    Preciso de uma orientação profissional de como elaborar um tabloide informativo. Tenho algumas dúvidas: 1 – Preciso de um jornalista responsável? Tenho que ter CNPJ? Gostaria de saber quais os requisitos necessários? Algum editor responsável? Algum jornalista formado? Tenho público certo e onde distribuir. A distribuição é interna e o jornal é gratuito. Como que fazer?
    Obrigado.
    Atenciosamente,
    Ricardo Feitoza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *