Coleção | Conflito Israel-Hamas 2023

Capturas

Reúno aqui as leituras e afins sobre o ataque do Hamas a Israel, suas origens e decorrências. Esta postagem será atualizada conforme eu entrar em contato com esses materiais. Se quiser, me indique conteúdos.

  • Ataque terrorista do Hamas expõe vulnerabilidade de Israel“, por Michel Gherman e Carolline Mello
    • Afirma que o ataque demonstrou a fragilidade de Israel e que rompeu um “equilíbrio estratégico” fundado na recusa a projetos de paz e preferência pela administração do conflito por parte do governo israelense. Defende que a guerra pode implicar o “ressurgimento dos debates sobre acordos de paz”.
  • An Attack From Gaza and an Israeli Declaration of War. Now What?An Attack From Gaza and an Israeli Declaration of War. Now What?“, por Steven Erlanger
    • Prognostica a guerra, admitindo que o governo israelense se fortalece e supondo que o Hezbollah e o Irã possam se envolver no conflito. Também fornece uma retrospectiva da situação, informando que, apesar da retirada israelense da Faixa de Gaza, o país se mantém com poder na região, vista pelos palestinos como uma “prisão a céu aberto”. Indica que a decisão do Hamas de atacar agora pode ter sido devida a aproximação entre Estados Unidos, Arábia Saudita (que não reconhece o estado israelense) e Israel – a escalada pode sepultar as negociações entre elas. Outro motivo pode ser conseguir reféns israelenses para troca po presos palestinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *